CAPCO 2018

Sobre Cuiabá

Cuiabá é a cidade mato grossense que sediará o CAPCO 2018 - Congresso de Atualização em Pediatria do Centro-Oeste. Situado na região Centro Oeste brasileira, Mato Grosso faz divisas com Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia e Bolívia. Tem 903 mil km², sendo terceiro mais extenso do país. Abriga três ecossistemas diferentes: Cerrado, Pantanal e Amazônia.

Capital, maior cidade do estado, Cuiabá tem aproximadamente 557 mil habitantes (IBGE, 2011). Foi fundada em 1719 por Pascoal Moreira Cabral, bandeirante paulista, às margens do Rio Coxipó, onde foi descoberto ouro.

Cuiabá é uma das cidades mais quentes do Brasil, com uma temperatura média anual de 35ºC. O calor estimula a vida noturna e a cidade tem uma das mais badaladas noites da região Centro-Oeste.

GASTRONOMIA

Pratos mais conhecidos: bolo de fubá, bolo de arroz, bolo de banana, bolo de mandioca (mané pelado), mandioca frita, banana verde e madura fritas, farofa de banana, paçoca de pilão, escaldado, pacu recheado, mojica de pintado, peixe frito, pacu ensopado, piraputanga frita, caldo de piranha, bala de banana, piché, doce de banana, doce de goiaba, doce de mamão, furrundu, arroz com carne seca (Maria Isabel), galinha com arroz (galinhada), arroz com pequi e carne seca com abóbora ou banana.

Também se destacam os licores: licor de leite e licor de pequi.

ARTESANATO

Objetos de barro, madeira, linhas de algodão e sementes são os materiais usados para a vasta produção artesanal local. A cerâmica é a que mais se destaca, muito utilizada pelos ribeirinhos de São Gonçalo, bairro da cidade. Algodão, lindas echarpes, mantas e almofadas são alguns dos produtos feitos a partir da tecelagem, que se destaca por ser tingidas com sementes naturais e bordados. A viola de cocho, símbolo cultural de Cuiabá e um dos principais instrumentos artesanais do estado, é feita a partir da madeira da Ximbuva. Utilizando as sementes de Açaí, Jupati, Sororoca, Saboneteira, Jarina e Tento-Vermelho de castanhas, coco, casca de jatobá e tucum, entre outros, a confecção de jóias artesanais, está cada vez mais em evidência. A partir dessas matérias-primas, são produzidas pulseiras, colares, brincos e cintos dos mais variados tamanhos, cores e design. Muitos dos objetos podem ser encontrados no Sesc Casa do Artesão e em lojas especializadas.

DANÇAS

As pricipais danças típicas da cidade são: siriri, cururu e rasqueado. Sendo que nos dias atuais encontramos forte presença do rasqueado e lambadão.

DISTÂNCIAS RODOVIÁRIAS ENTRE CUIABÁ E PRINCIPAIS CAPITAIS BRASILEIRAS

Cidade Distância
Aracaju 2858km
Belém 2970km
Belo Horizonte 1594km
Brasilia 1133km
Campo Grande 694km
Curitiba 1718km
Florianópolis 2008km
Fortaleza 3550km
Goiânia 934km
Manaus 2357km
Natal 3628km
Porto Alegre 2206km
Porto Velho 1456km
Recife 3341km
Rio de Janeiro 2023km
Salvador 2652km
São Paulo 1634km